domingo, 28 de janeiro de 2018

O que vai pela cabeça - uma vida incomum como qualquer um 35



uma vida incomum como qualquer um 35

O que vai pela cabeça

1
Adoro xerocar, reproduzir, distribuir textos que me tocam.
Tem um, não sei o autor:

As crianças aprendem aquilo que vivem.
Se uma criança vive criticada,
aprende a condenar.

Se uma criança vive com hostilidade,
aprende a brigar.

Se uma criança vive envergonhada,
aprende a sentir-se culpada.

Se uma criança vive com tolerância,
aprende a ser tolerante.

Se uma criança vive com estímulo,
aprende a confiar.

Se uma criança vive apreciada,
aprende a apreciar.

Se uma criança vive com equidade,
aprende a ser justa.

Se uma criança vive com segurança,
 aprende a ter fé.

Se uma criança vive com aceitação,
aprende a respeitar-se.

Se uma criança vive com aceitação e amizade,
aprende a encontrar o amor no mundo.


2
Normalmente sou crítico em relação às informações que me chegam. Há tempos li e gostei do livreto Por Que a Publicidade Faz Mal para Crianças. Gostei também do documentário Criança, a Alma do Negócio, sobre publicidade, consumo e infância. Ampliaram meu olhar.  Estas e outras informações estão no www.alana.org.br  


Pra ler com calma

Em você censuro o que em mim não aventuro.

Desperta minha atenção, o atentar onde minha atenção está.

Imagens, sonhos, sexo, artes e mais e versos: chaves de universos.

Quando acordo, acorda a razão. Se adormeço, inconsciente visão.

Em cada quebrada, sou tudo, sou nada.

Aqui, lá, em todo lugar, pulso, pulso no meu campo, surjo, desapareço, tamanho presente, amplio o finito, o infinito acompanho.

Muitas vezes desejo que o outro seja o que não consigo ser.


Saudável comportamento. Alimento minha alegria, dia e noite, noite e dia.

Escolho que morro, a cada vez que me mato, num ato que faço.

Em casa, um lugar pra cada coisa. Tudo volta pro mesmo lugar.

Sou o que consigo ser, sou o que sou consigo, amor. Consigo como comigo, consigo ser o que sou.

Ouvi dizer que Nietzsche disse: mentir pro outro pode ser fácil. Difícil é mentir pra si.

Ao refletir, aprendo pensar, sentir, escutar, falar, agir.

No futebol, gente, cada bola que chega, uma batata quente.


Luiz Fernando Sarmento
















Nenhum comentário:

Postar um comentário