domingo, 19 de agosto de 2018

vi, vivi - uma vida incomum como qualquer um 64








vi, vivi


Realizei, durante o correr de minha vida, cerca de 70 documentários, focados em temas variados, acessíveis por quem deseje no www.luizsarmento.blogspot.com.br  .

Dentre eles, lá estão:

Um médico compartilha sua experiência clínica. Fala de um recurso terapêutico de baixo custo, simples, que se resume em retirar sangue de uma veia e aplicar no músculo, quadruplicando os macrófagos e estimulando a defesa imunológica em todo organismo. Português. Também com legendas em inglês e espanhol. 150 minutos. 2004.

*
Talvez você também já conheça uma boa parte da história dos anos de arbítrio, na época da ditadura, quando Fátima  Setúbal, ainda bem jovenzinha, parece ter descido ao "inferno de Dante", com prisões e suplícios, a perda de 2 irmãos queridos e outras coisas duras e pesadas... Agora, ela, professora aposentada, mãe de dois filhos e avó de dois netinhos, se reconhece como uma cidadã realizada, feliz, que deu a volta por cima e clama por "Memória, Verdade e Justiça!". 56 minutos. 2014.

*
Francisco van der Poel, o Frei Chico, franciscano, é único e múltiplo. Filósofo, palhaço, músico, historiador, teólogo. Bem humorado, libertário, conta casos, imita pássaros. Solidário, curioso... Versões em 10 e 56 minutos. 2015.

*
A Terapia Comunitária se caracteriza por ser um grupo de ajuda mútua com o intuito de oferecer apoio a indivíduos e famílias que vivem em situação de stress e sofrimento psicológico. Cada um se transforma em terapeuta de si mesmo quando escuta as histórias de vida que ali são relatadas. O criador da Terapia Comunitária fala sobre o método, os fundamentos, a prática, os resultados. 60 minutos. Versões em português e com legendas em espanhol. 2008.

*
Terapeutas e usuários - de lugares e formações diversas – falam sobre usos e resultados da Terapia Comunitária. 52 minutos. 2008.

*
No candomblé, uma religião de origem africana, deuses e ancestrais reverenciados se manifestam através de seus adeptos, de seus filhos. Nos templos, famílias espirituais se reúnem. Tradições são preservadas e cada batida de atabaque, cada gesto, cada ato, cântico, dança, cada planta, cada comida, tem o seu significado. Aqui, durante dois anos, foram acompanhados momentos de rituais de iniciação de uma filha de santo, uma muzenza. Versões de 10 e 47 minutos. Em português e legendado em inglês. Cerca de 1990.

*
No interior do Rio de Janeiro, quilombolas mostram um tanto do que são. Sua história, suas músicas, relações pessoais, familiares. 46 minutos. 2009.

*
Canções, danças, histórias ao redor do fado de Quissamã, interior do Rio de Janeiro. 25 minutos. 2009.

*
Madres de Plaza de Mayo é uma associação formada durante o último governo militar da Argentina, inicialmente para recuperar com vida seus filhos, presos e desaparecidos. Para as Mães, a vida não tem preço. As Madres de Plaza de Mayo vivem na memória de seus filhos. Espanhol, com legendas em português. 11 minutos. 2011.

*
Carnaval de Rua - Rio, Estado de Alegria. Uma pequena série, em homenagem ao Rio de Janeiro, seus músicos e foliões. Alegria quase insuportável.

*
Psicoterapias Corporais - Depoimentos selecionados de dezoito terapeutas corporais, em vídeos individuais. Falam de diagnóstico, prevenção, neuroses, vínculos, criatividade, ética, teorias, metodologias, perspectivas... Entre 10 e 30 minutos, cada um. 1998. Por exemplo,

*

Lá, no www.luizsarmento.blogspot.com.br, também a série Redes Comunitárias, além de outros vídeos, como Museu de Imagens do Inconsciente - Nise da Silveira, Práticas Chinesas de Auto Cura,  Energia da VidaAparelhos Orgônicosrodas de Terapia ComunitáriaArtistas de Rua... São temas variados. É que variada tem sido a vida.





Luiz Fernando Sarmento






Nenhum comentário:

Postar um comentário