sexta-feira, 6 de março de 2020

poesia fora de hora - 144 - uma vida incomum como qualquer um









poesia fora de hora


.1. PARTO

Esquecido de tudo, escuro, morninho, os sons quase mudos,
sensação de carinho. 
Nove meses em meu quarto, crescendo sozinho, luzes, eu parto. 
Novo, zerinho.

Alguém me enlaça, choro e chuto. 
Mamãe me abraça, me entrego, não luto.

De volta ao passado, desconhecido futuro, assim, espantado, 
hoje me encuco. 

Sou um presente, responsável inocente, em cima do muro, 
num mundo confuso, nem claro escuro.

.2. GÊMEOS

Lento na ação, rápido no pensamento, esperanças no coração, 
sou um a cada momento.

Tonto, meio bobão, preso a cada lamento, alegro, choro, em vão, 
sou um a cada momento.

Mergulho na criação, pego carona no vento, ora razão, emoção, 
sou um a cada momento.

.3. ESCOLHA

Lerdo, nem eu me quero. 
Certeza, incerteza, moleza, fraqueza, o vazio não intero.

Sou muito e sou pouco, forte, frágil, lerdo, ágil. 
Meu amor é de um louco, minha vida um lero-lero.

Praia, mar tesão, ajunta o sol, verão. 
Fico forte, querido, aberto a todo sentido.

.4. BUROCRACIA, CÂNCER

Lá fora o sol, o vento, chuva, movimento, terra. 
Aqui limites, tormento, em papéis a vida se encerra.

Este meu porto, oito horas por dia. 
Como outros, torto, sem alma, sem alegria. 
Confinado me emperro, em meio à burocracia. 
Horas, anos, um tempão, sonho, aposentadoria.

Enquanto espero, me enterro. 
Vida, trabalho, prisão.

.5. REFLEXOS



Morto-vivo me disperso. Vivo, morro de remorsos. 
Morto, procuro seu colo. Vivo, me quero solo.

Se satisfeito comigo, olho o mundo, meu espelho. 
Insatisfeito, amigo, o mundo espelho, pentelho.

.6. DE COSTAS

A vida é uma bosta, o trabalho é uma bosta, 
as pessoas, bostas, a cultura, bosta.

Bostas o cigarro, a angústia, solidão. 
Incompreensão, uma bosta. Bosta, comunicação.

Bosta por bosta, ômeu, ninguém gosta. 
Que bosta, que posta, a bosta sou eu.

.7. RESPINGOS

A chuva bateu enfim, me desmanchei em você. 
Você bateu em mim, chovi, me molhei.

.8. RUBORES

Bobo, desejo seus olhos, suas flores, seus amores, atenção. 
Abraços, beijos, calores, nós dois um só coração.

Bobo, me vejo, de novo por esta esquina, 
que dobro de mão no bolso, 
a cada baixar meus olhos, encontrando os olhos seus.

.9. JOVEM

Tou no ar, tou no chão, o coração é um mar, a cabeça um furacão.

Alegria na minha alegria, tristeza somada à minha, 
desfiladeiro, vulcão. 
Paixão, mergulho, paixão.

.10. NAMORO

Eu ia, você vinha, eu duro, coxas quentes. 
Quadris em sintonia, línguas molhadas, ardentes.

Trocas de ares, cabeças vazias. Ondas, mares, afeto, energia. 
Adeus tempo, espaço. O ponto certo existia.

Terno eterno abraço, brilhamos, obá, alegria.

.11. ETERNOS MOMENTOS

Adoro beijar teu ouvido, agradecer teu pedido. 
Dia não noite sim, passas no meu coração. 
Enamorado assim, pego na tua mão.

O tempo passa, o tempo voa, nós à-toa.

.12. CASEIRO

Prometo te dar uma flor, prometo te dar amor. 
Prometo tudo, se pregares o botão da minha camisa.

.13. CARA METADE

Corpo que conheço, saliva fria, gozar. 
Seu calor, pentelhos, movimentos, olhar.

Não creias, reconheço, erro meu, minha loucura. 
Burra, inteligente, fria, quente, pura, impura.

Te amo, te odeio, volto à mesma infartura. 
Te desejo pelo meio.

.14. ARMADURAS

Tu me vês incoerente, te vejo rígida; me vês inconsequente, 
te vejo impossível.

Desejo o sim, não quero o não. Beijo de língua, 
afagante mão.

Eus indiferentes, dois na solidão. Amantes à míngua, dupla de carentes. 
Defesas, incompreensão

.15. CASAMENTO

Você sofre com o que sou, eu sofro com seu sentimento. 
Passamos a vida assim - acolho seu lamento, 
você chora por mim.



Passada a loucura, passada a paixão, 
não sou seu pai bom nem minha a mãe pura.

Loucura, tormento, suportável tortura. 
Anta, jumento, capenga procura.
Não lhe dou a segurança que me pede, 
não me dá o colo que imploro.
Um muleta do outro. 
De repente, bodas de ouro.


*

Talvez também assim, 
se troco você por mim.




Luiz Fernando Sarmento









Nenhum comentário:

Postar um comentário