segunda-feira, 25 de março de 2024

163 respondo a um amigo, há tempos



163


E cada pensamento, cada leitura, cada fala, cada assunto escolhido, cada ato que faço, pequeno que seja…

respondo a um amigo, há tempos



Charada, o problema de ontem, hoje uma piada.

Bem lembrada, também, talvez, o problema de hoje, amanhã uma piada.


E, agora, cozinho o feijão, o arroz, a mandioca, preparo o almoço. Arrumei uma vontade, fiz, ao sol, a saudação ao sol. Caminhei até ali, entrei debaixo da água fria da pequena queda d'água.


Cheguei ontem a Vargem Grande, aqui em Teresópolis. Sento, agora, pra escrever o artigo, quadragésimo oitavo, que enviarei semana que vem pro Jornal de Notícias, lá de MOC – Montes Claros, norte de Minas.


Alegria por estar aqui, recanto calmo, natureza em flor. Simples assim, vejo claro, é uma escolha, esta de morar onde agora desejo.


*

A Radis é uma revista que me tem feito bem. Ela pode ser lida tanto virtualmente quanto fisicamente. Uma tiragem em torno de cem mil exemplares leva informações com qualidade, focadas na saúde, para um tanto de gente interessada no próprio bem-estar e no bem-estar de todos nós. É gratuita a assinatura. De novo, é o SUS, a Fiocruz, facilitando a vida de nós, brasileiros. Para saber mais, só clicar: https://radis.ensp.fiocruz.br/


*

Confesso, eu também me perco no caminho. Volta e meia me acho.


Tenho percebido, entre amigos, um tanto em busca, como eu. Aqui, como ali, saldos positivos. Também assim, quando faço algo benéfico novo.


Não sabia cozinhar. Errei que errei. Aprendo. Hoje, pra mim, cozinho que é uma beleza. Erro, tropeço, acerto… e assim, vou.


Governar também é novo pra quem nunca governou. Erros, parece, fazem parte do caminho. Mas, acredito, o que vale, mesmo, é a boa vontade.


Com boa vontade, os erros, como aprendizados, se transformam. E os acertos proliferam.


Hoje, de novo, eu escolheria Lula, porque nele confio. Relembro, me identifico, vejo no outro, Lula, um tanto de mim.


Mas, aqui no meu cantinho, no meu dia a dia, prefiro, ser, eu mesmo, governador, presidente, do meu amor, da minha mente. A Constituição, me oriento, facilita um tanto minha vida, como a de todos.


*

Respondo a um amigo. Aqui, vida tranquila. Depois do susto das artérias entupidas, a alimentação vegana, já há algum tempo, me anima, muda meu corpo, enleva meu espírito, facilita leves pensamentos…


Estou que gosto. Caminho quase diariamente e meu desafio tem sido escolher a cada momento a vida que vivo.


É que “descobri”: pequenas decisões de toda hora definem o que sinto, definem o que vivo.


Tenho estado mais consciente da garfada a mais, aquela dada depois da fome já saciada.


E da indignação que me vem a cada canal de tv que ligo e desconfio, a cada falsa notícia na internet.


E cada pensamento, cada leitura, cada fala, cada assunto escolhido, cada ato que faço, pequeno que seja… Tudo isto, pequenas decisões definem o que sinto, definem minha a vida que vivo.


E o dia a dia tem sido um tanto assim, inesperado. Reajo, mais que ajo. Reajo às solicitações que me chegam, sejam as de alguém que amo, sejam as de dentro de mim. Assim, simplificando, a vida tem sido boa. Viva.


A fome chega. Vou, agora, depois de fechar o computador, preparar o almoço… Depois, inda não sei. A intenção é saber do desejo do momento… e escolher…


Ah! A escrita me facilita, me faz bem botar pra fora o que está cá dentro.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário