domingo, 28 de abril de 2024

139 dia a dia






139


Ouço cada vez menos. Enxergo cada vez menos também. Canso com facilidade.


dia a dia



Anotei o que me veio à cabeça. Agora, dá vontade de compartilhar. A intenção, facilitar relações. É meu jeito de dizer amor.


Vivo voltado pra mim mesmo. Procuro viver bem estes momentos atuais. O que não anoto, arrisco esquecer.

Tenho gostado da vida que vivo. Mesmo envelhecendo, o corpo a não responder os meus desejos.

Procuro aceitar-me como estou. E aceitar outros como são.

Interesses, cada vez menos.

Sofro com o sofrimento de outros, me alegro com suas alegrias.

Aprendo prestar atenção.

Aprendo escolher – fazimentos, pensamentos, sentimentos.

Acredito em mim, mesmo tendo dúvidas.

Acredito que vivo basicamente somente o que percebo do que sinto. O que não percebo, não tenho consciência, não vivo.

Evito compromissos desnecessários. Me permito metas, evito datas, prazos.

Valorizo minha autonomia, minha independência atual. Cuido dos meus pequenos deveres, tipo cozinhar, voltar pro lugar o que mexo, pagar as contas em dia, tomar os remédios que percebo me fazem bem.

Meu dia a dia tem sido como uma página em branco, escolho o que faço.

Durmo tanto quanto desejo, me esforço pra exercícios como caminhar.

Meu corpo envelhece. Minha memória recente foge.

Desconfio de minha memória longínqua, talvez imaginação minha.

Procuro não dar trabalho pros outros. E não fazer trabalhos de responsabilidade de outros. A não ser que me proponha ajudar.

Quero publicar outro livro, este. Tenho trabalhado nisto, no meu ritmo.

Tenho, mais pra boas, lembranças do passado, me alegro com o bom que fui. E me entristeço com minhas falhas, meus malfeitos.

Tenho medo de perder autonomia. Desejo, quando dependente, morar, ser cuidado por quem goste de cuidar, numa casa de repouso simples – ainda não descobri qual.

Desejo vender meu apto quando findar o contrato de locação atual. Terei, então, 80 anos.
Não gostaria de ter minha vida prolongada artificialmente em hospital.

Morto, que sejam os mais simples os procedimentos. Cremação ou enterro.

Atualmente minha receita soma meu salário de aposentado e o aluguel, líquidos. Já minhas despesas normais mensais somam valor semelhante.

Entristeço quando quem amo se entristece, quando percebo alguém triste.

Tenho dificuldades em compreender outras pessoas.

Ouço cada vez menos. Enxergo cada vez menos também. Canso com facilidade. Fico animado com o que de bom acontece, tanto com quem amo especialmente quanto com o que de bom acontece com qualquer um, com o mundo.

Aprendo, evito maus pensamentos.

Descubro que amo quando aceito, acolho quem amo, do jeito que quem amo está sendo.

Descubro que me amo quando me aceito como estou sendo.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário