quinta-feira, 11 de abril de 2024

150 será?




150


Elaboro um projeto quando respondo às sete perguntas, básicas: o que, por que, quem, como, onde, quando, quanto. Planejo a realização quando relaciono as tarefas necessárias para alcançar o que desejo.


será?



Só agora, aos 65, reconheço qualidades de mamãe, de papai. Compreendo, amadureço. Surpreso, quando minhas próprias qualidades são tão cedo por mim reconhecidas.

*

Na beira dos 66 anos, me sinto bem. Os exames comprovam.


Teste ergométrico > cinecoronariografia, não. Precordialgia, nenhuma. Aptidão respiratória, boa. Tomografia da coluna > escoliose, sinais de artrose lombar. Tomografia dos seios da face: espessamento mucoso no seio maxilar direito, desvio do septo nasal. Exame de sangue > normais as hemácias, hemoglobina, hematócrito, anisocitose, leucócitos, basófilos, eosinófilos, neutrófilos, bastões, segmentados, linfócitos. Monócitos, 11%, quando o normal seria entre 2 e 10%. Plaquetas, 155, quando o normal seria entre 150 e 450. Colesterol, 172.


Triglicerídeos, 78. Colesterol HDL, 51. Colesterol LDL, 105. Colesterol VLDL, 16. Colesterol NÃO HDL, 121. Índice de Castelli I, 3,4. Índice de Castelli II, 2,1. Antígeno superficial de Hepatite B, não reativo. Anticorpos contra o antígeno superficial de Hepatite B, não reativo. Pesquisa de anticorpos para Hepatite C, não reativo. Anticorpos IgG anti-herpes simplex, reativo. Anticorpos IgM anti-herpes simplex, não reativo. Antígeno

prostático específico, 3,12. Relação PSA livre/ PSA total, 0,22.


Sinto, devo diminuir gorduras – óleos, carne, ovos e queijo, por exemplo. E assistir a mais comédias, namorar mais, caminhar diariamente.

*

Construção da doença. Mais tarde, hoje, vejo a morte – ou a vida – como escolha, em cada ato que faço a favor ou contra mim. Agradeço a quem me facilita estar vivo. A mim, que fiz, faço – e fui, sou – o que soube, sei ser.

*

Outro dia, doze anos depois, eu aqui entre 77 e 78 anos, dou vinte passos e canso, uma vida mansa, inda dou um tanto conta de mim, nitidamente o corpo reclama, a memória recente me escapa, lembranças antigas não separo do que imagino, cada vez mais forte creio na vida depois da vida, me animo, me conforto.

*

Aprendi: quando facilito o trabalho do lixeiro, porteiro, carteiro, cozinheiro, feirante… – e de nós todos, que entre nós nos cuidamos – facilito também a minha vida. Quando cuido do outro, o outro – do jeito que sente, que sabe, que pode – cuida de mim.

*

Só o essencial é essencial? Quem, o que é essencial em minha vida?

*

Elaboro um projeto quando respondo às sete perguntas, básicas: o que, por que, quem, como, onde, quando, quanto. Planejo a realização quando relaciono as tarefas necessárias para alcançar o que desejo. Se as tarefas estão listadas numa coluna, crio outras quatro colunas ao lado. E numa anoto até que dia devo realizar cada tarefa. Noutra, quem é responsável. Em mais outra, quanto custa. E, numa última, escrevo as observações.

*

Será? Resistências ao sonhar e ao refletir desconsideram as origens do fazer. Práticas comprovam que resultados são efetivados e multiplicados quando ações são sonhadas,

sentidas, pensadas com antecedência.


Será? Há espaço para ética individual. A pessoa que se cultiva ética, pratica suas escolhas do que pensa, do que fala, do que age. Pessoas que em si cultivam ética têm empatia por quem também.


Será? Uma instituição se torna ética quando se se compõe de pessoas que se cultivam éticas. Parece, tudo fica mais claro quando a ética está presente. Visões de mundo se ampliam. Saques, insights, compreensões palpitam. Palpita vida.


Será? Controles se tornam desnecessários quando a ética está presente. São naturais as de confiança e afetos. Se desconfio, controlo. Se confio, relaxo.

*

Conteúdos decorrem das visões de mundo, tanto de quem cria quanto de quem facilita, realiza.

*

Quando me identifico afetivamente com o que faço, trabalho é prazer. Quando o trabalho é um prazer, eu sou o trabalho. Sou soluções.

*

Quando me deixo isolar pelas tarefas do dia a dia, minhas reflexões se ausentam, me acomodo.

*

Imagino comum também ao redor, não sabia da importância do que faço. Descubro nos frutos.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário