segunda-feira, 8 de abril de 2024

152 livros




152


A comunicação se dá com o outro e, indo fundo, consigo mesmo. O pensamento já é mensagem.


livros



1

Do que dele li, Júlio Ludemir mergulha onde vive e relata. Conheço um pouco de favela também através do que escreve. Sou um tanto favelado, somos semelhantes pelos sentimentos.


2

Outro tanto de favela conheço através d’As Cores de Acari, de Marcos Alvito.


3

Em Por Uma Pedagogia da Pergunta, Antonio Faundez conversa com Paulo Freire. Diz que a cultura não é apenas uma manifestação artística ou intelectual que se expressa através do pensamento. A cultura se manifesta nos gestos mais simples do cotidiano. Cultura é comer de maneira diferente, é relacionar-se com o outro de maneira diferente.


Salve minhas culturas de infância. Viva Salinas, viva Montes Claros, viva o Norte de Minas!


4

Mirian Goldenberg, na Folha de SP, diz que seus “…pesquisados apontam três ingredientes no casamento: amor, paixão e amizade. O amor aparece como um sentimento amplo e difícil de ser definido. É diferente da paixão, inicial e provisória, que se transforma em amor ou acaba.”.


5

Procuro me conhecer. Atento, tento, ao sentimento, ao pensamento, à palavra, à obra.


6

David Bornstein, em Como Mudar o Mundo, estimula quem tem ideias inovadoras focadas no bem-estar coletivo.


7

Já Charles Feitosa, em Explicando Filosofia com Arte, trata de questões profundas de uma maneira tão acessível… e quando a gente menos espera, filosofa, se vê refletindo sobre o todo, o nada, o essencial.


8

Carl Gustav Jung me ajuda, permanece vivo. Tanto através de Nise da Silveira, que escreveu Jung, Vida e Obra, quanto através de suas Memórias, Sonhos e Reflexões e d’O Homem e Seus Símbolos, finalizado poucos dias antes de sua morte. Jung dedicou a vida à compreensão de si, dos sonhos, dos mundos interiores.


9

Thomas Szasz me ensinou a cuidar de tratos. Nem me lembro como, mas ficou em mim um tanto de sua A Ética da Psicanálise.


10

Wilhelm Reich me ajudou a me compreender, me aceitar, me desenvolver. O Combate Sexual da Juventude me ajudou desculpabilizar-me em relação ao sexo. A Função do Orgasmo me ensina como pode ser o processo. A Análise do Caráter me dá métodos para me cuidar. Tudo, naturalmente, do jeito que entendo a cada releitura. E do tanto que me permito a prática.


11

As cartas trocadas por Ferenczi e Freud me ensinam da amizade. Em cada consideração, algo que um oferece ao outro, a mim e a quem leia.


12

Freud se humaniza quando se expõe. Isto de inconsciente e consciente me faz pesquisador de mim mesmo. Quanto mundo tenho reconhecido em mim!


13

Compreendi melhor Laing, a pessoa, no seu Fatos da Vida. Sua dedicação ao acolhimento do outro faz sentido com o que ele próprio viveu. Antes ele tinha me tocado com o Laços. Ele fala de mim quando fala do outro. Os chamados loucos têm um tanto de mim. Eu tenho um tanto dos loucos. Acredito que como todos, ou quase todos, nós.


14

Winnicott dedicou a vida à pediatria e à psicanálise. Tudo Começa em Casa é composto por palestras que fez durante a vida. Cada capítulo se completa em si mesmo. É um livro póstumo. Mamãe já morreu, mas hoje aprendo a melhor compreendê-la e amá-la com o que Winnicott me oferece. A comunicação permeia todo o fazer. Sua insuficiência interfere nas relações. A partir daqui interfere em tudo. A comunicação se dá com o outro e, indo fundo, consigo mesmo. O pensamento já é mensagem.


Quando há realização de desejo de compartilhamento de informações, as comunicações se iniciam. Quando eu próprio entendo o que comunico – e o outro também – as comunicações se animam, se realizam. Quando eu entendo o que o outro me comunica, as comunicações se completam.


15

Bubber me ensinou que quando vejo uma árvore e percebo suas características – o caule, as folhas, as raízes, as flores… – a árvore está fora de mim, é um isto. Mas quando eu sinto a árvore, a árvore sou eu, somos eu-tu. Eu-tu é um livro de Bubber.


16

Tostão me surpreende quando escreve sobre futebol. Ali o futebol representa a vida. Tostão bate bola com insights.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário