sábado, 6 de abril de 2024

154 repetições





154


...meu ar de superioridade

esconde meu complexo de inferioridade.


repetições



1

Surpreendi-me com o que Freud diz, em cartas, a Ana, sua filha. Meus preconceitos o colocavam transcendendo o humano. E ele se mostra gente um tanto como a gente.


2

Sonhei uma escola de desenvolvimento. Ela se concretiza onde se realizam aprendizados de desenvolvimento integral – econômico, emocional e mais. Aprendizes interagem com mestres onde os conhecimentos estão. Mestres, naturalmente – nos momentos que também aprendem – são aprendizes. Aprendizes, naturalmente – nos momentos que ensinam – se tornam mestres. E as perguntas, instigantes, mesmo que não tenham respostas.


Bem além deste sonho, algum tempo depois, tenho conhecimento de escolas livres, onde os assuntos, as matérias, são aprofundados a partir do desejo dos alunos. Ali, também, outros sinais libertários. Os pais participam das reuniões, decisões, mutirões. E alunos com idades diversas colaboram no mesmo espaço e ambiente.


Outros movimentos amorosos, percebo aqui e ali, se desenvolvem, em progresso da Humanidade. Tenho visto isto desde que prestei mais atenção ao meu redor e me abri emocionalmente.


3

Gentileza gera gentileza. Aprendo toda hora: quando sou gentil, quando são comigo gentis.


4

Anotações para um manifesto em favor de informações saudáveis: todo dia, ou quase, nas bancas, os mesmos jornais diferentes, as mesmas notícias semelhantes entre si. Isto aqui no Brasil. Isto na Europa. Talvez em todo o mundo. Como fontes, três ou quatro ou poucas mais agências de notícias, quando não uma só. CNN, Reuters, UPI, France Presse... Aqui, agências O Globo, Folha de São Paulo… E, mesmo me sentindo impotente diante de tanta má comunicação, tenho tentado descobrir em que posso contribuir para melhorar, diversificar visões de mundo, cultivar a boa vontade.


5

Passado relativamente recente, 2009: eu, sessenta e dois anos e nove meses. O horizonte mais perto. Cálculo otimista, sessenta por cento da vida já vivida. A intenção, há alguns meses, era só gravar vídeos e escrever. Tenho mais gravado que escrito. Giro em torno de encontros de redes comunitárias e de rodas de terapia comunitária. Gravei, com apoio de muitos, muitos destes encontros.


Caetano Dable transcreveu um tanto. Pedro Sarmento criou vinhetas. Cineastas amigos editam – Elizeu Ewald, Félix Ferreira, Katty Cuel, Alberto Mejía, Roberto Pontes, Phillip Johnston, Chris Agnese, Thiago Catarino, Tainá Diniz – um vídeo cada um de cada vez. Pedro realiza o design do DVD. Mejía e Phillip cuidam da veiculação na TV Comunitária do Rio de Janeiro. Rudá Almeida inicia o YouTube. Oscar Pereira, o Oscardigital, complementa e amplia pro Videolog. Glória, Jorge Rodrigues dão força. Russo – o Jorge Dumas – e Eliany cuidam da casa.


Combinamos cuidar das falas editadas como gostamos que cuidem de nós. Evitamos constrangimentos, procuramos contribuir para o gosto de cada um por si mesmo. Os custos são limitados aos recursos disponíveis. Há intenção de que os vídeos possam ser úteis em qualquer época – são atemporais.


Nesta época, o presente está assim. Já prontos o Terapia Comunitária – Conversa com Adalberto de Paula Barreto. E os Classificados Sociais de São Gonçalo, Tijuca, Ramos, São João de Meriti, Niterói, Madureira, Vila Aliança, Expo Brasil. Os Livre Pensar Social relativos ao Desenvolvimento Local e à Sociedade que Desejo. Em edição o Rede Comunitária de Cultura de Minas Gerais, o Rede de Cultura de Santa Catarina, os Classificados Santa Luzia, o Contribuições para a Plataforma Urbana do UNICEF, o Vila Aliança, o Terapia Comunitária – 4 Varas. Autoestima e o Retalhos, com depoimentos de terapeutas comunitários. Os custos integrais dos Terapia são meus. O Sesc contribui para a edição dos relativos a Redes e Livre Pensar.


Tudo singelo. Mais que documentários, eu chamaria de falas úteis.

*

Paciente, impaciente: o terapeuta, o cliente?

*

Faz nexo: meu ar de superioridade esconde meu complexo de inferioridade.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário