quarta-feira, 26 de junho de 2024

91 conhecimento é poder





91


Redescubro, abraço é muito bom, é leve.

Ao mesmo tempo que se dá, recebe.


conhecimento é poder



Quando estou chato, vejo chatos a toda hora. Mas quando estou flor, flores é o que mais vejo.


*

Na juventude, Wilhelm Reich me trouxe conhecimentos – sobre meu corpo, meus sentimentos – que só me fizeram, e fazem, bem. Li, reli, me fartei. Combate Sexual da Juventude, A Função do Orgasmo, Análise do Caráter, Psicologia de Massas do Fascismo, Irrupção da Moral Sexual Repressiva, Casamento Indissolúvel ou Relação Sexual Duradoura, O Assassinato de Cristo, Deus, Éter e o Diabo…


Agora, outras informações me chegam em boa hora. Dean Ornish me traz Salvando Seu Coração, Amor e Sobrevivência, livros que me aconselham outros jeitos simples de cuidar da minha saúde, da alimentação, das emoções e mais. Encontrei na Estante Virtual, www.estantevirtual.com.br.


Antes, Adalberto de Paula Barreto – www.abratecom.org.br – me ensinou a Terapia Comunitária, outra guinada em minha vida. Depois, me surpreendeu com o livro de consulta e cabeceira, o “Quando a boca cala, o corpo fala...“. Aqui, considera o ser humano, além do físico, também emocional, espiritual, social. Por exemplo, se meu joelho está desarranjado, o que este joelho fala pra mim, que perguntas devo me fazer? Como está minha flexibilidade diante da vida?


*

Não vivo o que você vive, só imagino. Eu mesmo, constante desafio viver do jeito que gosto. Outro dia, assisti, depois revi, este documentário, "Heal - O Poder da Mente". No Netflix. Estudiosos, de diversas áreas, falam das suas descobertas em relação à recuperação e manutenção da saúde, considerando, também, os sentimentos, os pensamentos e mais. Informações que facilitam minha vida.


*

Sabedoria nova não exclui sabedoria antiga que permaneça sabedoria.


*

Realizei, com participação de amigos, alguns vídeos. Cada um do seu jeito, trazem informações que talvez facilitem as vidas de muitos de nós. Hoje, quase todos estes vídeos estão disponíveis gratuitamente no Youtube e na coluna da direita do www.luizsarmento.blogspot.com.


*

Entre eles, com Ana Martinez, em 2004, realizamos o Auto-hemoterapia – Conversa com Dr. Luiz Moura. Um médico, Dr. Luiz Moura, compartilha sua experiência clínica. Fala de um recurso terapêutico de baixo custo, simples, que se resume em retirar sangue de uma veia e aplicar no músculo, quadruplicando os macrófagos e estimulando a defesa imunológica em todo organismo. Disponíveis, também falados em português, versões com legendas em inglês e espanhol.


*

Antes, em 1994, sempre apoiado por amigos, fiz o Energia da Vida. Luiz Moura, Neuci Gonçalves e Alex Xavier – médicos – falam sobre manutenção de saúde e alternativas na medicina para tratamentos de câncer, esclerose, hipertensão, depressão, osteoporose, dores, entre outros distúrbios.


*

Ainda em 1994, informações iniciais para construção de acumuladores desta energia vital que está em todo lugar, inclusive em todos seres vivos, e que os chineses chamam de Chi, os hindus de Prana, a cultura africana de Axé. Neste vídeo, Aparelhos Orgônicos, alternativas na medicina para manutenção da saúde.


*

No final dos anos 80, Candomblé - Momentos de Iniciação . O candomblé é uma religião de origem africana. Deuses e ancestrais reverenciados se manifestam através de seus adeptos, de seus filhos. Nos templos, famílias espirituais se reúnem. Tradições são preservadas e cada batida de atabaque, cada gesto, cada ato, cântico, dança, cada planta, cada comida, tem o seu significado. Aqui, durante dois anos foram acompanhados momentos de rituais de iniciação de uma filha de santo, uma muzenza.


*

Nos anos 10 deste milênio, presto homenagens ao Rio de Janeiro, seus músicos e foliões. Alegria quase insuportável. Série Carnaval de Rua – Rio, Estado de Alegria. Céu na Terra, Orquestra Voadora, Praça São Salvador, Cordão do Boitatá, Cordão do Bola Preta.


*

Uma rápida visita ao Museu de Imagens do Inconsciente registra exposição que fala da vida de Nise da Silveira, com expressões artísticas de pessoas que, direta ou indiretamente, com ela se relacionaram. E conta um pouco a história de Nise e do Museu.


*

Na série Psicoterapias Corporais, colhi depoimentos selecionados de dezoito terapeutas corporais, em vídeos individuais. Falam de diagnóstico, prevenção, neuroses, vínculos, criatividade, ética, teorias, metodologias, perspectivas… Entre eles, Prevenção de Neuroses - Ralph Viana.


*

Redes na prática. Os vídeos relativos às Redes Comunitárias registram articulações de comunidades, utilizando seus próprios recursos. Aqui, a prática de redes, com sua inteligência coletiva, suas cooperações, seus classificados sociais. Por exemplo, Redes Comunitárias - Vila Aliança – Inteligência Coletiva.


*

História do Brasil - Memórias de uma menina na noite escura da ditadura - Fátima Setúbal.Talvez você também já conheça uma boa parte da história dos anos de arbítrio, na época da ditadura, quando Fátima, ainda bem jovenzinha, parece ter descido ao "inferno de Dante", com prisões e suplícios, a perda de 2 irmãos queridos e outros sentimentos duros, pesadas… Agora, ela, professora aposentada, mãe de dois filhos e avó de dois netinhos, se reconhece como uma cidadã realizada, que deu a volta por cima e clama por "Memória, Verdade e Justiça!".


*

Francisco van der Poel, o Frei Chico, franciscano, é único e múltiplo. Solidário, curioso... Filósofo, palhaço, músico, historiador, teólogo. Bem-humorado, imita pássaros, conta casos...


*

Conhecimento é poder. Do que não sei, não usufruo.


*

Redescubro, abraço é muito bom, é leve. Ao mesmo tempo que se dá, recebe.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário