176
Como publicar um livro
quase passo a passo
Do que aprendi e me lembro, para publicar um livro,
algumas tarefas devem ser realizadas.
Simplificando, salvo engano, seriam:
1. escrever os textos
2. escolher as imagens
3. diagramar
4. imprimir
5. lançar, fazer chegar às mãos dos leitores
6. observações
Cada uma destas tarefas
podem ser divididas em pequenas tarefas:
1. escrever os textos
1.1. No caso de um livro com vários autores, relacionar quem poderia escrever, convidar cada um, já aventando temas, prazos, tamanho desejável – em laudas.
1.2. Definir quem centralizaria o recebimento dos textos, sua leitura crítica, revisão, diálogo com cada autor – especialmente no caso de alguma alteração do texto original.
1.3. No caso de serem vários os revisores – um quase, digamos, “conselho editorial” (quando algumas pessoas resolvem realizar, juntas, um livro) – o centralizador deverá distribuir os textos originais e dialogar com cada um dos revisores. E, assim, definir o texto final relativo a cada escritor, inclusive o título de cada texto. Depois disto, reitero, mostrar o texto final e dialogar com cada escritor, esclarecer, chegar a um consenso.
1.4. Como precaução, talvez solicitar a cada escritor uma autorização escrita para publicar.
1.5. Uma vez definidos os textos finais, ordená-los: o conteúdo definitivo pronto.
1.6. Definir o título do livro.
1.7. Escrever uma apresentação, como uma introdução.
1.8. Escrever as orelhas do livro.
2. escolher as imagens
2.1. Definir quem cuidará de se responsabilizar pelas imagens selecionadas.
2.2. Selecionar imagens possíveis para ilustrar o livro.
2.3. Digitalizar as imagens selecionadas.
2.4. Enviar imagens selecionadas para quem responsável por centralizá-las.
3. diagramar
3.1. Pesquisar possíveis editoras.
3.2. Se possível em consenso com o “conselho editorial”, a editora deverá cuidar da diagramação. Inclusive escolhas de formato, capa, tiragem, ISBN (A Biblioteca Nacional é a Agência Brasileira do ISBN, responsável por atribuir o número de identificação aos livros editados no país), CIP ( A catalogação na fonte, também conhecida como Ficha catalográfica ou CIP)…
3.3. Como produto final, a editora entrega o livro diagramado pronto para impressão.
3.4. Levantar os custos e prazos relativos a estes serviços prestados pela editora.
3.5. Definir quem arcará com os custos desta fase.
3.6. Definir quem cuidará da relação com a editora.
4. imprimir
4.1. Pesquisar gráficas possíveis: qualidade, quantidade, preço, prazo. E remessa.
4.2. Definir gráfica. Combinar tiragem, remessa de prova impressa para aprovação, remessa e entrega do total de volumes impressos.
4.3. Definir quem arcará com os custos desta fase.
5. lançar, fazer chegar às mãos dos leitores
5.1. Prever destinos dos livros impressos.
5.2. Pesquisar locais para o lançamento ou lançamentos.
5.3. Definir locais.
5.4. Pesquisar e definir se bebidas, comidas, performances nos lançamentos.
5.5. Convidar para o lançamento, inclusive escritores e seus convidados. E, além dos membros da família, parentes, amigos, colegas de trabalho, membros de grupos dos quais os autores fazem parte...
5.6. Divulgar, junto à imprensa e à internet, o ou os lançamentos.
5.7. Distribuir livros restantes.
6. Observações
Mas, pensando bem,
nenhuma preocupação talvez seja necessária.
Simplesmente podemos resumir a feitura de um livro a escrever, publicar, distribuir. Dará um certo trabalho, como qualquer realização. E também alguma alegria, o que nos mobiliza.
Confesso, já não tenho a energia que tive para outras realizações. Prova disto, acabei de juntar muitos dos textos que escrevi nos últimos anos… e, me parece, tenho um livro novo nas minhas mãos. Agora, sei, é dar o próximo passo, diagramá-lo. Sinto, quando vier uma faísca de animação, darei mais um passo.
Confesso mais. Não sei como vender livros. Pior, tenho me recusado aprender. Talvez precise de eventuais parceiros, já que tenho dificuldades com relações eternamente duradouras.
Luiz Fernando Sarmento
Nenhum comentário:
Postar um comentário