Rene Silva - Jornal Voz da Comunidade (Redes Comunitárias / Classificado...
9 de nov. de 2008
-- O QUE É: --Entrevista com René Silva, que aos 14 anos de idade é o idealizador e organizador de um jornal editado e produzido exclusivamente por jovens.
Aqui ele conta a história sobre as origens da sua iniciativa, desde seu começo como um projeto de escola estimulado pelos professores, até se tornar um veículo independente voltado para comunidade.
René comenta sobre a importância do estímulo dos professores, e como a experiência em organizar um jornal ensina sobre o processo de superação de dificuldades.
Começando cedo, com apenas onze anos, mostrou à familia e aos amigos que não lhe davam crédito, que com dedicação e perseverança algo como um jornalzinho de pequena circulação pode se tornar um processo de transformação social.
Entre algumas realizações do jornal, além da publicação de matérias de interesse da comunidade, notícias, receitas e informações, estão a participação em campanhas como por exemplo arrecadação de alimentos. Esse processo de informar e interagir acontece através de contatos com ONGs e associações de moradores.
Atualmente, "A Voz da Comunidade" é um jornal independente, que conta com uma equipe de organizadores, realizadores, patrocinadores e anunciantes; conta também com anúncios, seções de esporte, lazer, piadas, como qualquer "jornal de verdade", do qual se diferencia pelo tamanho e pela experiência da equipe, mais que pelos métodos e pela seriedade.
No processo de edição do jornal, a equipe de reportagem é formada por parentes e amigos, que coletam notícias de interesse da comunidade, realizam pesquisa de campo junto a organizações, associações e interessados, e enviam as matérias para o redator principal, que edita o jornal em sua versão final.
A produção é feita através de um processo quase artesanal, utilizando ferramentas de edição gráfica e jornalística e editoração eletrônica, tais como CorelDraw!, PageMaker, PhotoShop, entre outros. René começou como autodidata, sem nenhum curso ou treinamento de espécie alguma, e no começo sem possuir sequer um computador para uso pessoal.
-- O QUE PROCURA: --
Apoio de um jornalista profissional e experiente na área, que ajude na realização das matérias, auxilie em alguns aspectos da revisão, para que seja possível melhorar a qualidade do jornal, buscando um aspecto e apresentação de nível mais profissional.
Busca também melhorias no design do jornal impresso e na diagramação do site.
Procura, também, oportunidades para participar no projeto de um programa de TV comunitária, com o apoio de uma equipe toda na faixa etária jovem, que estimule e demonstre as capacidades dos jovens. Para este projeto, JÁ EXISTE UM ESPAÇO oferecido na mídia, necessitando apenas de materiais técnicos como uma câmera de alta definição (HD), microfone, entre outras ferramentas.
-- PALAVRAS-CHAVE --
protagonismo juvenil jornalismo jornalistas iniciativa edição editorial crianças infantil juvenil
Nenhum comentário:
Postar um comentário