uma vida incomum como qualquer um 47
O que vai pela cabeça
1
Adoro xerocar, distribuir textos que me
tocam. Tem um, não sei o autor:
As crianças aprendem aquilo que vivem
Se uma criança vive criticada,
aprende a condenar
Se uma criança vive com hostilidade,
aprende a brigar
Se uma criança vive envergonhada,
aprende a sentir-se culpada
Se uma criança vive com tolerância,
aprende a ser tolerante
Se uma criança vive com estímulo,
aprende a confiar
Se uma criança vive apreciada,
aprende a apreciar
Se uma criança vive com equidade,
aprende a ser justa
Se uma criança vive com segurança,
aprende a ter fé
Se uma criança vive com aceitação,
aprende a respeitar-se
Se uma criança vive com aceitação e amizade,
aprende a encontrar o amor no mundo
2
Criança, a Alma do Negócio é um
documentário sobre publicidade, consumo e infância. Quem assiste, amplia o
olhar. Está em www.youtube.com/playli
3
Já o livreto Por Que a Publicidade Faz Mal
para Crianças está em www.alana.org.br/banco_arquivos/Arquivos/
Outras informações e muitos caminhos se abrem
a partir do Instituto Alana, que cuida d’A união da educação, da cultura e
da assistência social para o desenvolvimento da cidadania e da qualidade de vida
de todos nós. www.alana.org.br
4
Rede, vivência agora. Desafio: saber e
expressar objetivamente o que faz, procura, o que oferece. Já sabe? Escreva em
mínimas linhas. Depois, num minuto, na fala, sintetize na essência: o que
faço, o que ofereço, o que procuro.
Imagine encontros de pessoas: interessadas
num mesmo tema. Ou habitantes de um mesmo território. Cada um – entre aqueles
que desejam – fala objetivamente o que oferece, o que procura. Isto num tempo
limitado, combinado em função do número de pessoas e do horário de término do
encontro. Todos sabem agora de cada um dos que falaram. Recreio – um café, um
lanche? Cada um que deseja conversa com quem deseja, reflete, define, articula
parcerias. Perde-se o controle, as redes se espalham.
5
Aqui, a questão básica é comunicação. Como
saber do outro, que faço para outros saberem de mim? Num mundo onde cada um, eu
falo por mim, sente necessidade de se expressar. Eu também quero falar. Estamos
na fase da fala?
6
Fórum ou palestra. Interatividade ou
atividade? Palco tipo italiano ou arena? Roda ou auditório? Epa!
Se substituo neste parágrafo o ou por o e... de maneira que as
comunicações se deem, cada um do seu jeito. O que importa é o processo como resultado.
E resultado bom é quando me sinto bem e os outros também.
7
Das coisas objetivas algo sei. Como cada um
de nós sabe do seu equilíbrio. Ou faz, como me pego, me engano, faço que não
sei? E as coisas subjetivas antecedem às objetivas? Objetos, por exemplo, nascem
de desejos?
8
A emoção equilibra com a razão?
9
Uma ponte entre a ideia e a realização é o
planejamento. E, pra mim, ele anda bastante quando consigo responder a 7
perguntas básicas: o que, porque, quem, quando, como, onde, quanto ... Antes de
mergulhar nos fazimentos, pra facilitar, gosto de montar um quadrinho com 5
colunas.
Na primeira coluna, as tarefas. Na segunda,
quem se responsabiliza por cada uma. Na terceira, até que data. Na quarta, o
custo de cada tarefa. Na quinta, observações.
Ordeno então as tarefas pela ordem das datas.
E no dia-a-dia vou à luta. Lembro que quanto mais detalhadas as tarefas, mais
possibilidades de acertos.
Luiz
Fernando Sarmento
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