quarta-feira, 1 de novembro de 2017

pronto - uma vida incomum como qualquer um 14







uma vida incomum como qualquer um 14


pronto

2017.
Tudo, ao mesmo tempo, agora. Ô coisa boa, perder a hora quando namora. Por outro lado, defino o que penso e sinto a cada escolha que faço, em cada botão que ligo, em cada canal que fico. Pois é. Vida breve, escolhas leves: se pesadas, ô vida errada.

E depois? Pro futuro, planejo o que hoje desejo. Mas antes, bem antes, desde o feto, todo afeto, um sucesso. Estive nove meses em meu quarto, crescendo sozinho. Luzes, o parto. Eu, novo, zerinho.

E aprendo, sei: pra quem, desde criança, cria necessidades, difícil pode ser a mudança quanto maior a idade. É que, quando pequenino, um tanto se define o destino. Também, por isto, tão bão, sem pressa nem pressão.

E vivam as carícias. Se trisca fica. Se toca, rola. Se pica, delícia. A idade? Estado de espírito.

Anos antes.
Insight. O mundo muda quando cai a ficha. Quando o que compreendo me toca emocionalmente, minha vida ganha novo sentido. Mudaram meus desejos atuais quando me toquei que muitas das minhas necessidades recentes de poder – e dinheiro e objetos – estavam relacionadas a afetos que desejei e não tive na minha infância. Tenho me sentido melhor quando hoje procuro suprir diretamente os afetos que hoje desejo.

Primeiro, aprendi do que vi, ouvi, tateei, cheirei, botei na boca e senti. Desde criança transformei-me no que me foi apresentado como modelo. Estou fundamentalmente impregnado de informações que, no correr da vida, recebi tanto da escola, igreja, família quanto dos meios de comunicações e dos que estão ao meu redor.

Eu mesmo colaboro para a manutenção da moral atual, quando nos atos e encontros de toda hora transmito meus preconceitos aos meus filhos, amigos, vizinhos, colegas de trabalho.

Enfim: o homem que sou hoje é fruto do que antes senti, aprendi. O homem que serei amanhã deverá ser fruto do que hoje aprendo e sinto. O que percebi em mim, percebo em outros. Maputo, 1981, foi quando isto ficou claro pra mim. Desde então faz parte de minha visão de mundo.

Livre pensar, levitação de tempo e espaço. Ausência de nada, presença de tudo. Pulsação, inspiração, expiração. O fio invisível que me abre o fluxo.

Limbo. Eu, 65, de repente mudança de referências. Me desculpo, confundo, misturo vida e trabalho, constante busca, antecipação – experimento, já, agora, o que desejo pro futuro. Utilizo indicadores: tranquilo, bem humorado me sinto no caminho certo. Se não, que realizo para novo equilíbrio? Algo clareia: aprender a viver – tranquilo, humorado – com o que está ao meu alcance?

Ficção. A busca-em-ação, a buscação é descoberta, experimentação, sim e não. Olho pra trás, domina a memória enevoada. Quando emergem lembranças, as felizes sobressaem. Tudo muito variado, umas vezes assim, outra incorporado.

E eu, aqui, em qualquer momento, impregnado de mim. Confuso e lúcido. Em conversa cifrada comigo mesmo, num misto de coragem e medo. Meu universo pulsa, sou todo volume e não sou, sou centro e partícula. Tudo ao mesmo tempo, agora. Juntos, a prática de realizar: sonhar, lembrar, uma história, um plano passo a passo, o fazer passo-a-passo, o me tornar o que me desejo ser.

Enquanto isto.
Tostão. De novo, quando leio, entendo do meu jeito. E arrisco. O jogador, pensante, filosofa. Lembra da solidariedade e da impossível liberdade total sonhada por Sócrates, o do Platão. A utopia como referência, alimentação do desejo. Inalcançável. A lembrança de Tostão me anima, faz bem. Sonho, sem me limitar ao possível.

Narciso. Olho no espelho e me surpreendo, tão jovem e com estas marcas... E é, sou eu. Tão novo pra ser velho.


Luiz Fernando Sarmento

















Nenhum comentário:

Postar um comentário