quinta-feira, 8 de março de 2018

Água no fogo - uma vida incomum como qualquer um 38


    
uma vida incomum como qualquer um 38




Água no fogo


1
Jogador de futebol: cada bola que chega, um novo problema para ser resolvido rapidamente.

2
Instituições são compostas por pessoas as mais diversas. Umas com umas características, outras com outras. Ando refletindo sobre comportamento, o meu, o de outros. Tenho vazios que levo desde muuuuuito tempo atrás... e tenho descoberto que muitas das minhas carências atuais têm que ver com estes vazios antigos.

De nada tenho certeza, mas imagino que algumas pessoas que roubam ou mesmo que acumulam coisas e sentimentos talvez tenham, por exemplo, sido desmamados cedo. Ficou aquele vazio “que não sei o que é, só sinto...”. E aquele sentimento que “o mundo me deve... e tomo do mundo o que o mundo me deve...”. Enfim, pessoas que sentem que o mundo lhes deve.

Chutando, se psicopatia define aqueles que não têm remorso, não sentem culpa, tendo a sentir medo e - contraditório - compaixão.. Imagino, quem sabe, psicopatas talvez sofram, sem saber, “com este vazio que não sei de onde vem...”.

Enquanto isto, como diz o cantador popular, a cada passo que dou o mundo muda de lugar.

3
Aqui em casa, quase sempre há água no fogo, prum café ou prum feijão.

4
O presente passa. Em relação ao outro, de um lado muitas e boas satisfações. Leveza no trato, profundidade nos assuntos, comida e diversão saudáveis. De outro, cada vez mais frequentes e intensas, crenças e interesses diferentes. Temos, boa parte do tempo, conversas repetidas, círculos viciosos. Sofremos. Copos cheios, gotas de irritações, transbordes. Vaivém agudo.

Relembro, quando o passado era presente, o que senti, refleti, me escrevi. Histórias se repetem, diferentes, semelhantes. A imagem, espirais como retratos de repetições, mas novidades. Nas novidades, outros ciclos despontam, agora virtuosos. Como na história bíblica, vacas magras intercalam
gordas vacas.

5
Tenho outros lados. Sou um tanto Tarzan, Mandrake, Super-homem. E São Francisco, Reich, Rajneesh, Freud, Laing, Jung. Sou meu irmão, minhas irmãs. Meus filhos e eu somos um tanto um e outro. Sou papai, sou mamãe. Algo fica em mim de quem me emociono.

6
Tão bom ler sem ter que fazer provas. Relaxo e gosto.

7
Pedro fala: muita gente reclama de falta de tempo. Pra mim é falta de organização. Eu complemento: também falta de se dar limites.

8
Compartilhar sentimentos, conhecimentos e objetos têm me trazido sentimentos, conhecimentos e reconhecimentos.

9
Botar em prática minhas sacações - insights? – tem sido trabalhoso, pero gratificante. A vida com menos tem sido mais livre, melhor.

Pra ler com calma

Maravilha. Quando interajo, gente, permaneço ilha e viro arquipélago, continente.

Pulsa que pulsa, um é tudo, o todo, nada.

Intuição: algumas setas certas, algumas metas vagas, algumas medidas simples.

Do que entendi do Tao Te King: parabéns pra quem trabalha muito, mas rico mesmo é quem vive contente.

A consciência de mim me indica caminhos. A inconsciência, vazios.

Castigos me geram medo, medos me geram culpas. Culpa, um baita castigo.

Difícil suportar alegria. Associo emoções a castigos, desde aquele catecismo.

Luiz Fernando Sarmento




















Nenhum comentário:

Postar um comentário