segunda-feira, 12 de agosto de 2024

57 atos políticos




57


Educo quem convivo com as decisões que pratico. 

Sou um tanto o que faço. 

E minhas escolhas informam a outros quem, de fato, sou.


atos políticos




Resistência política, ato político. Sinto, ajo politicamente quando compro meus alimentos. Sinto, ajo corretamente quando os compro de pequenos produtores rurais. Mais ainda, quando produtores orgânicos, aqueles que não usam agrotóxicos e respeitam o ecossistema.


Atuo politicamente quando compartilho o que me transborda, seja dinheiro, objetos, recursos. Seja amor em forma de abraço, olhar, empatia, compaixão, solidariedade.


Estou em ação política quando trato o outro como gosto ser tratado, seja filho, amigo, vizinho, empregado, colega de trabalho, seja um conhecido ou desconhecido.


Sou político no ato de cuidar de mim, seja na escolha do que penso, falo, faço, seja na escolha do que como, ouço, leio, cheiro, sinto.

*

Também, ao contrário. Tomo posição política quando acumulo meus bens e recursos e afetos. Ou quando nem cuido de mim nem cuido do outro.


Se acumulo mais que necessito e a outros faz falta. Se faço mal a outro, se prefiro produtos processados, tudo ato político.


Cada ato meu, um ato político. Mesmo que eu não tenha consciência. Ato político porque interfere no todo, interfere em outras vidas, além da minha.

*

Esta, a micropolítica. Usufruo, no cotidiano, do meu micropoder em favor de todos nós. Sinto, intuo mais que pressuponho, somos todos um. Eu, cada um, um homem incomum como qualquer um. Somos únicos e somos um. Compomos, somos um tanto o todo.


Interfiro na macropolítica com meus micropolíticos atos. Minhas pequenas escolhas do dia-a-dia expressam quem sou. Ou quem, naquele momento, estou.


Educo quem convivo com as decisões que pratico. Sou um tanto o que faço. E minhas escolhas informam a outros quem, de fato, sou.

*

Assim, como, intuo, cada um, com meus pequenos poderes, acrescento bem ou mal ao mundo, de acordo com meus desejos, possibilidades, escolhas e movimentos.


Meus micropoderes interferem na macropolítica. O que não posso me faz impotente. O que posso me torna potente. Descubro minhas potências quando faço cada escolha.

*

Ao refletir, aprendo o sentir, o escutar, falar, o agir.

*

Tem sido um aprendizado, isto de escolher o que viver, a cada momento. Mas, quanto mais pratico o que faz bem a mim e a outros, melhor me sinto.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário