segunda-feira, 30 de outubro de 2017

reflexos - uma vida incomum como qualquer um 12

  




  uma vida incomum como qualquer um 12

reflexos

2017


Empatia, aprendi outro dia, acontece comigo quando sinto o sentimento do outro. Neste momento, percebo, somos um.

Mas, ai, que dificuldade d’eu ser eu mesmo diante do outro. Nem sempre. Com amigos, me sinto à vontade, posso ser eu mesmo, espontâneo nos meus atos, nas minhas falas, do meu jeito. E adoro estar à vontade com quem confio.

Descobri, dia destes, que controlo quando desconfio, quando não confio. Por isto, cada vez mais, procuro estar mais perto de quem confio, mais perto de quem me sinto à vontade. Com quem posso ser eu. E vice versa.

Cultivo, assim, amizades. A vida tem sido mais calma, mais gostosa. Relaxo, me tranquilizo, quando estou entre amigos.

Tenho sido, também, meu próprio amigo. Aprendo a cuidar de mim como cuido do outro. Meu eu se amplia, meu mundo se expande. Estou gostando deste amadurecer. Tudo novo. Nunca vivi, antes, o que vivo agora. Sempre foi assim e eu não sabia. Tudo novo, toda hora. Obá!

Há tempos, um dia qualquer.
Ontem e hoje misturados: tempos fora de ordem, as datas variam nestes escritos. Falo de outros, falo de mim. Agenda tão cheia que não tenho tempo pra me aproximar de mim mesmo. Escondo-me de mim no trabalho, não me dou limites. Só posso reclamar ao espelho. Ajo como se não tivesse consciência.

Aparente let it be, laissez-faire, deixa a vida me levar. Terapia Comunitária me tocou, vou às aulas, pratico as rodas, decido internamente fazer um vídeo, estou em produção. Escrever como aqui me tem feito bem. Levanto cedinho, três, quatro vezes por semana, escrevo. Chega às minhas mãos uma transcrição da fala do Dr. Luiz Moura no vídeo Auto-hemoterapia, já produzo a impressão de livreto, penso agora como fazê-los chegar a quem precisa e se interessa.

2000 a 2011, de segunda a sexta, dia inteiro no Sesc, cuidando do que me propus, burilando o que me decidiram. Antecipo, proponho movimentos antes que me proponham. Sirvo ao público com o melhor de mim. Sou um servidor público. A regra de ouro, presente, me tranquiliza: não faço a outros o que pra mim não desejo.

Tudo ao mesmo tempo aqui e agora. Se reclamasse, seria de barriga cheia. Não tenho um comprimido em casa, comida gostosa todo dia, banho quente ou frio, máquina de lavar, lavanderia que leva e passa, arrumadores que varrem e cuidam, vizinhos que me protegem, telefone que funciona, eu desligado da tv. É meu, meu tempo.

Preciso ser atento e forte, não tenho tempo de temer a morte, agradeço a Caetano. Desejo recuperar meu humor primário. Entreabro a porta de minha segunda infância.


Me angustio com os que perambulam sem tudo – afeto, trabalho, comida, teto... Não sei o que fazer, dou um real aqui, um olhar ali, pago um prato. Muito de vez em quando quero saber, converso. Quando não suporto, mudo de calçada, o coração apertado, uma culpa danada.

Minha memória, alguém me diz, é de peixe, esqueço nomes, fatos. O que me comprometo, anoto, agendo. Quase tudo é como se fosse a primeira vez.

Ajudo meus filhos quando cuido de minhas próprias angústias. Quando não transfiro meus desejos. Ajudo mais se consigo compreendê-los, acolhê-los e a mim, lembrar-lhes quem somos. Estas luzes são raras. O mais frequente, evito atrapalhá-los nas suas próprias buscas.

Quando estou equilibrado, aí sou bom. Suprido, escuto. Solidarizo, fortaleço. Enquanto não sou assim – aos meus olhos quase perfeito – me proponho ser. Pisco, tropeço em meus próprios buracos. Com dores, paro, sinto, reflito, experimento um passo atrás, pro lado, pra frente. Vivo como aprendo a dançar. Este outro meu capital, o que vivi, o que vivo.

Pausa pra escutar os homens do Bope que na rua em frente correm agora cantando canções de morte e guerra. Imagino se canções de ninar, de roda, de dança.

Antonio Faundez, em conversa com Paulo Freire, do que entendi, utilizava a filosofia como meio para analisar a situação política, a vida no mundo concreto. Estudava filosofia como uma maneira de se apropriar de conceitos, de capacidade crítica para entender a realidade.

Pois é, mais que penso, sinto. Logo, existo.

Luiz Fernando Sarmento








Nenhum comentário:

Postar um comentário